Realização

Associação dos Amigos do Museu Universitário

Produção

Exato Segundo Produções Artísticas

Patrocínio

Governo do Estado
SOL
FUNCULTURAL

Sobre o Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (UFSC)

O Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral da Universidade Federal de Santa Catarina tem sua origem no Instituto de Antropologia, criado através da Resolução nº. 089 de 30 de dezembro de 1965. Funcionou até 1968 junto ao curso de História da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da UFSC. Em 29 de maio deste mesmo ano, foi inaugurada a sede própria do Instituto de Antropologia, uma edificação reformada e adaptada, que integrava o complexo da antiga fazenda “Assis Brasil”, cujo espaço físico foi transformado no atual Campus Universitário da UFSC.

Em 1968, a Reforma Universitária implantada na UFSC, transformou o Instituto de Antropologia em Museu de Antropologia, não afetando inicialmente as atividades de pesquisa, porém assumindo também as atividades próprias de museu. O espaço físico do Museu de Antropologia foi ampliado com a construção de três anexos destinados às exposições do acervo arqueológico, etnográfico e de cultura popular.

Em 1978, com a Resolução nº 065, passa a se chamar Museu Universitário. Em maio de 1993 o MU completou 25 anos de existência, passando, a partir daquele ano, a ser denominado Museu Universitário “Professor Oswaldo Rodrigues Cabral”, em homenagem ao seu idealizador, fundador e primeiro Diretor.

Atualmente o Museu Universitário desenvolve atividades de pesquisa, extensão e ensino através dos seus quatro setores de atuação: Arqueologia (pré-colonial e histórica), Etnologia Indígena, Cultura Popular e Museologia. O acervo do Museu Universitário é bastante diversificado, sendo composto por material de origem arqueológica, etnográfica indígena e cultura popular. Entre os suportes empregados encontramos as rochas, argila, gesso, papéis, ósseos, conchas, madeiras, fibras vegetais, ferro, material fotográfico, têxteis, plumária, dentre tantos outros.

O Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral é responsável pela guarda da coleção “Professora Elizabeth Pavan Cascaes”, elaborada pelo professor e artista Franklin Joaquim Cascaes, que, em homenagem à sua esposa, assim denominou sua obra, representativa da cultura popular da Ilha de Santa Catarina. A incorporação desta Coleção ao patrimônio da Universidade Federal de Santa Catarina, ocorreu em junho de 1981, por doação em vida do artista.

Co-realização

UFSC
SECARTE
Museu Universitário
FCC
Prefeitura Municipal
Fundação Franklin Cascaes

Apoio

CBN
Teatro em Trâmite
Cinemateca Catarinense
COTISA