Realização

Associação dos Amigos do Museu Universitário

Produção

Exato Segundo Produções Artísticas

Patrocínio

Governo do Estado
SOL
FUNCULTURAL

Cascaes 100 + 1

Em 2009, ano em que Franklin Joaquim Cascaes (1908-1983) completaria 101 anos, é chegado o momento de realizar uma grande celebração em torno de sua vida e obra. Durante os meses de outubro e novembro a cidade de Florianópolis não será mais a mesma. O Terminal de Integração do Centro (TICEN) receberá entre os dias 16 de outubro e 14 de novembro uma grande exposição com artes plásticas, música, teatro, literatura e cinema.

Franklin Cascaes dedicou sua vida a recolher narrativas junto às comunidades da Ilha de Santa Catarina, constituindo uma obra singular onde colocava “a máquina cerebral em funcionamento ligada ao coração”. Seus desenhos, esculturas e histórias transitam entre o profano e o sagrado, o real e o imaginário, sendo, sem dúvida alguma, o artista mais popular da cidade.

Exposição “Cascaes em Trânsito”

Por isso, a área de maior concentração de pessoas da cidade, o espaço do TICEN, foi escolhida para receber uma exposição múltipla organizada em dois eixos. O primeiro mostrará os desenhos, esculturas e manuscritos de Franklin Cascaes que estarão distribuídos em diversos pontos do TICEN. O segundo eixo será sempre em movimento: atores circularão entre os usuários do transporte coletivo distribuindo e contando histórias provindas dos escritos de Cascaes. Além disso, a cada dia, haverá uma programação variada a disposição dos passageiros, incluindo exibição de filmes, aulas de desenho para a comunidade, palestras e apresentações teatrais.

Espetáculos musicais “Festa pra Cascaes!”

Concomitantemente estarão acontecendo espetáculos musicais com o repertório baseado na vida e na obra de Franklin Cascaes. O primeiro show ocorrerá nos jardins do Palácio Cruz e Sousa, em 16 de outubro, mesmo dia em que a exposição “Cascaes em Trânsito” será aberta no TICEN.

Em seguida, o espetáculo circulará por quatro bairros da cidade, sempre aos sábados às 17h:

Data Hora Local Caso chova
17 de Outubro 17 horas Lagoa (Pracinha) Casa das máquinas
24 de Outubro 17 horas Pântano do Sul (Praia) Salão Paroquial
31 de Outubro 17 horas Sto Antonio de Lisboa (Pátio da Igreja) Avante
07 de Novembro 17 horas Ribeirão da Ilha (Praça) Centro Comunitário

Toda a programação será gratuita. O projeto tem como proponente a Associação dos Amigos do Museu Universitário/UFSC, numa produção da Exato Segundo Produções Artísticas, com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte por meio do Funcultural. As ações contam ainda com a parceria da Universidade Federal de Santa Catarina por meio da Secretaria de Arte (SecArte) e do Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, da Fundação Catarinense de Cultura, da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e da Secretaria de Educação de Florianópolis. O projeto tem o apoio da COTISA, da Rádio CBN Diário, da Cinemateca Catarinense e do grupo Teatro em Trâmite.

Co-realização

UFSC
SECARTE
Museu Universitário
FCC
Prefeitura Municipal
Fundação Franklin Cascaes

Apoio

CBN
Teatro em Trâmite
Cinemateca Catarinense
COTISA